Bateria de Lítio
A Bateria de Lítio vem sendo utilizada em diversos produtos atualmente: desde carros a smartphones, tablets, notebooks e satélites em órbita (sim, você não leu errado!).
Entretanto, os cientistas ainda não a conhecem totalmente a um nível subatômico, dessa forma os pesquisadores no Joint Center for Energy Storage Research (JCESR) desenvolveram um pequeno dispositivo que é capaz de tirar fotos dos íons conforme são depositados e dissolvidos com o uso da bateria.
Essa nova tecnologia vai possibilitar que os cientistas possam observar as mudanças imediatamente quando elas ocorrerem, com isso poderão ser realizadas medidas muito precisas sobre o funcionamento interior da bateria. Agora sera possível visualizar e testar novos pares de eletrodos e eletrólitos para desenvolver baterias que tenham uma maior duração e segurança.
Esse novo método vai estudar a imagem do metal lítio que será identificada de uma maneira única e separa dos componentes da camada de proteção de interfase de eletrólitos, por meio dessas imagens será visualizado a quantidade de lítio que é depositada nos eletrodos depois do ciclo de carga e descarga. Basicamente será possível enxergar as protuberâncias microscópicas que fazem uma bateria falhar.
Sendo assim os pesquisadores vão conseguir estabelecer parâmetros na criação de novos tipos de bateria, agora só resta esperar o impacto desse estudo na duração de bateria dos smartphones e tablets atuais.
Fonte: http://www.mobilebit.com.br/bateria-de-litio-enxergar-deterioracao/
0 comentários:
Postar um comentário