.
quinta-feira, 2 de abril de 2015

01:38
Resíduos de whisky podem ser o combustível do futuro


Uma empresa inovadora está a estudar a possibilidade de utilizar os subprodutos do uísque como um biocombustível de próxima geração.

O whisky requer três ingredientes: água, levedura e grão. No entanto, apenas 10 por cento desses produtos acabam em whisky, o 90 por cento restante é desperdiçado durante a destilação.

Estes resíduos são lançados ao mar ou transformados em ração animal. A Celtic Renewables Ltd é uma empresa da Escócia que está trabalhando para reutilizar os resíduos da indústria do whisky escocês para desenvolver biobutanol.

O biobutanol é um biocombustível avançado, que pode ser usado em vez de combustível derivado de energia fóssil. Por sua vez, reduz o consumo de petróleo e as emissões de CO2, e fornece uma garantia de energia para áreas rurais que têm uma indústria de whiskey em expansão.

A equipe refinou uma antiga técnica de fermentação industrial e conseguiu transformar borras (resíduo deixados por grãos fermentados) e líquido produzido durante o processo de maceração, em butanol e etanol, que pode ser usado como combustível.

O biobutanol tem muitas vantagens sobre o bioetanol, que é comumente usado como biocombustível. Ele tem 25 por cento mais energia por unidade de volume e uma pressão de vapor mais baixa, tornando-o mais seguro para armazenar e manusear.

Outro bônus é que ele pode ser facilmente misturado com gasolina ou diesel em tanques de armazenamento ou bombas da estação de varejo, eliminando a necessidade de modificação em instalações de mistura.

A equipe espera obter financiamento suficiente para lhes permitir estabelecer uma fábrica comercial, onde eles possam utilizar essa técnica de fermentação milenar para desenvolver o combustível para o nosso futuro

Fonte: http://www.receitas-online.net/2014/11/whisky-podem-ser-combustivel.html

0 comentários:

Postar um comentário